lunes, 28 de marzo de 2011

Newsletter, 4 - abril - 2011


V2_cópia
Newsletter, ed. abril 2011
***

Paz nas Prisões

Figura1
Palavras de Paz começa a ser exibido na Penitenciária Feminina do Estado de São Paulo.
Seja em Zonderwater, prisão na África do Sul, em Jail Tihar, na Índia, no Estabelecimento Prisional de Ezeiza, na Argentina, na Prisão do Condado de Montgomery , em Maryland, na Prisão Dominguez, no Texas, ou na Primeira Prisão Yulin, em Taiwan, há equipes de voluntários dedicados da TPRF, vindos de todo o mundo, realizando seminários de educação para a paz para os encarcerados. 
O nome e o formato podem diferir de país a país, são chamados de Curso de Educação para a Vida, em Taiwan, ou Oficina de Paz Interior, no Texas, mas o conteúdo essencial é o mesmo. É a mensagem de Prem Rawat, de que a paz é uma necessidade fundamental do ser humano e qualquer pessoa pode descobrir isto, porque a experiência da paz é encontrada no interior de cada um.
Munidos de vídeos de eventos da TPRF ou de DVDs e artigos impressos com "Palavras de Paz", publicados pela TPRF, como os artigos da série “Sabedoria Antiga”, folhetos introdutórios, ou revistas ADI, os voluntários caminham tranquilamente todas as semanas por entre portas normalmente trancadas, passando por celas e guardas vigilantes, para levar esperança aos detentos. Alguns desses programas estão apenas começando, muitos vêm acontecendo desde 2007.
Em 2010, Prem Rawat respondeu a um convite de detentas e funcionários para falar na prisão feminina de Ezeiza, na Argentina. "Tenho uma coisa muito, muito especial para lhes dizer", disse às mulheres. "Há uma esperança a cada dia de sua vida. Talvez vocês pensem que aqui há barreiras, mas vocês sabem que há pessoas que vocês acham que são livres e que não são? Olhem para dentro de vocês, porque a luta é dentro de vocês e a resolução está dentro de vocês. O mal está dentro de vocês, o bem está dentro de vocês. Alimentem-no. " 
Centenas de cartas foram enviadas por essas detentas expressando sua gratidão. Os funcionários da prisão, ao ver uma evidente mudança de atitude e comportamento das presas, estão enviando convites a Prem Rawat para visitar suas instalações.. Algumas prisioneiras têm enviado DVDs para seus amigos em outras prisões e, agora, uma mensagem aparentemente inverossímil está se espalhando por instituições penais notoriamente violentas: a paz pode ser sentida até mesmo na prisão.
A TPRF pretende destacar essas iniciativas, compartilhando a riqueza de histórias de vidas transformadas. Olhe para os próximos artigos sobre o que está acontecendo e o que presos e funcionários têm a dizer sobre essas oficinas. Se você está participando de uma iniciativa em prisão, por favor, escreva sobre o seu programa para o email da TPRF (Programas de Educação para a Paz).
Foto por Steve Steurer, Associação de Educação Correcional (CEA)

Novos programas inéditos em abril

Assista em abril aos novos Palavras de Paz: 
251 – Festeje este dia 
252 – Encontre o seu céu 
253 – Algo diferente 
254 – O pote de barro
Assista essas estréias aos domingos, às 9h em SP na NET Canal 9 ou TVA canais 76,99 e 186 ou pelo website http://www.tvaberta.tv.br/pages/webtv

Uma paz

Images
Existem duas perguntas que costumo ouvir das pessoas. “Por que estou aqui neste mundo?” e “Quem sou eu?” Duas perguntas muito fascinantes. A mais importante é “Quem sou eu?” Se puder entender isso, posso também entender porque estou aqui. 
O mundo constantemente nos põe rótulos, tais como: “Você é isso e aquilo”. Começou na escola com o professor fazendo a chamada da presença. É isso o que sou? Um nome? Ou sou o que faço? Sou medico ou advogado ou capitão? Alguém que se formou nessa ou naquela escola? 
De um lado, tenho um corpo com sangue, células, nervos, cérebro, olhos – todos isso. Mas também claramente dentro de mim há algo que me permite viver. O sentimento que isso traz é não apenas o sentimento de estar vivo, mas também o sentimento de estar em paz. Traz sentimento de alegria, de tranqüilidade. Há algo que permanece intocado por tudo o que acontece ao meu redor. Eu sou afetado pelos bons e maus dias; mas a coisa que me mantém vivo é distinta de tudo isso. Isso é quem eu sou. Não sou somente meu corpo, não sou apenas minhas realizações. Sou mais. Tudo isso junto é que eu sou. 
Voltamos ao o que é importante. Há algo a ser, preenchido, realizado na vida. Bem ou mal acontecerá. Não é esse o ponto. Quando está chovendo lá fora e você abre o guarda-chuva, o objetivo do guarda-chuva não é fazer com que as nuvens se vão. Tudo o que o guarda-chuva consegue é fazer com que você se molhe o menos possível. Seus pés podem se molhar, mas ao menos a cabeça ficará seca. Isso é que é o que pode ser realizado. 
Muita gente acha que o preenchimento mudará o mundo todo para elas. Não fará isso. O que fará é mostrar às pessoas sua verdadeira casa. A realidade é que a paz está dentro de mim independentemente de eu ser mendigo ou rei. Isso não importa para a paz. Vemos uma grande diferença entre os dois – um mendigo e um rei. Mas pense nisso: Com quê um mendigo sonha? Em ser rei. E com o quê sonha um rei? “Desejo que minha vida fosse simples como a de um mendigo.” 
Tão diferentes, mas tão parecidos. Ambos estão buscando a paz. O mendigo pensa, “Se eu fosse rei, teria paz.” E o rei diz, “Se eu fosse mendigo, teria paz.” Essas diferenças fomos nós que criamos.
Há uma semelhança que todos compartilhamos: A paz está dentro de todos nós. Se quisermos, podemos experimentá-la. 
Prem Rawat
***
Anote aí
Não vai perder, hein! Eventos Palavras de Paz acontecem às sextas-feiras às 19h30 na UMA PAZ, Av. IV Centenário, 1268 - PORTÃO 7A - Parque do Ibirapuera - São Paulo 1hora de duração 
Estacionamento no local Entrada franca
Use a paz!
Voltamos a vender camisetas Palavras de Paz, Agora em novas cores - azul escuro, azul claro, preto e verde. Visite o site. http://www.palavrasdepaz.org.br/camiseta/camiseta.html
.A renda obtida com as camisetas será utilizada em recursos para a divulgação do nosso programa de TV em mais de 100 cidades do Brasil. Você pode ajudar comprando e vestindo a camiseta. E olhe que preço mais que especial: R$ 35,00 cada! Encomende a sua camiseta pelo DOAR!
Novas facilidades para contribuições
Se você mora em São Paulo, você pode pedir Nota Fiscal Paulista para o nosso CNPJ – 05.920.548/0001-73.
Agora, se você quiser contribuir com o núcleo Brasil de Palavras de Paz na TV é muito mais simples e rápido. Acesse o site e confira as novas formas de contribuição.
Até a próxima!
©2011 Palavras de Paz | SP-Brasil

No hay comentarios:

Publicar un comentario